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Publicado por dconline em 6 de agosto de 2012 às 11:47
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Crise
financeira, expansão das mídias sociais, realinhamentos no cenário
socioeconômico: as profundas mudanças globais dos últimos cinco anos têm
um forte componente de instabilidade – mas, por outro lado,
contribuíram para a abertura de novos campos de atuação no mundo
corporativo.
A consultoria de recrutamento Michael
Page elaborou um estudo global que ajuda a entender como o mercado de
trabalho vem se adaptando a esses chacoalhões.
Realizada em cinco países (Estados
Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Brasil), a pesquisa destaca as
atividades que nasceram para suprir as necessidades de um mercado em
constante transformação. “São profissões muito especializadas, que
atendem a demandas atuais e futuras.
A perspectiva para os próximos anos,
portanto, é de ampliação no campo de trabalho desses cargos”, diz Paulo
Pontes, presidente da Michael Page no Brasil. Conheça os sete novos
profissionais que, de acordo com a parte brasileira da pesquisa, se
destacam nas empresas atualmente
1. Gerente de treinamento do varejo
O que faz: treina os
funcionários de cada ponto de venda da empresa. Antes, o costume era que
a empresa adotasse um treinamento-padrão para todos os funcionários que
lidam com o público; hoje, considera-se mais produtivo contar com
profissionais que elaboram programas específicos conforme as
características dos consumidores locais
Formação: administração de empresas, recursos humanos e psicologia
Quem contrata: empresas do setor de varejo
Salário médio: 8000 a 12000 reais
Formação: administração de empresas, recursos humanos e psicologia
Quem contrata: empresas do setor de varejo
Salário médio: 8000 a 12000 reais
2. Gerente de identidade visual
O que faz: em redes
varejistas, é encarregado de talhar cada ponto de venda ao perfil do
público que o frequenta. Ele define, por exemplo, a linha de produtos
que deve ganhar destaque em determinada loja, a maneira como seus
vendedores devem abordar a freguesia e as ações promocionais mais
proveitosas. Deve, enfim, cunhar uma identidade para a loja ao mesmo
tempo em que cuida para que ela não se sobreponha à imagem da marca nem
entre em choque com ela
Formação: publicidade e propaganda, marketing e administração, com experiência em varejo
Quem contrata: empresas do setor de varejo, em especial no segmento de luxo
Salário médio: 8000 a 12000 reais
Formação: publicidade e propaganda, marketing e administração, com experiência em varejo
Quem contrata: empresas do setor de varejo, em especial no segmento de luxo
Salário médio: 8000 a 12000 reais
3. Gerente de comunidade
O que faz: atua
diretamente na comunicação com o consumidor por meio de redes sociais,
blogs e fóruns on-line. É responsável, por exemplo, por impedir que as
reclamações sobre um produto ou serviço de sua empresa divulgadas no
Twitter ou no Facebook
se transformem em virais negativos na internet
Formação: marketing e publicidade e propaganda
Quem contrata: agências de comunicação
e empresas que atuam nas redes sociais
Salário médio: 7000 a 10000 reais
se transformem em virais negativos na internet
Formação: marketing e publicidade e propaganda
Quem contrata: agências de comunicação
e empresas que atuam nas redes sociais
Salário médio: 7000 a 10000 reais
4. Gestor de reestruturação
O que faz: nos bancos,
gerencia a carteira de clientes endividados, que abrange as empresas em
dificuldades decorrentes, principalmente, da crise econômica de 2008.
Embora grande parte dos gestores de reestruturação atue no setor
bancário, há profissionais também dentro das companhias, com a missão de
colocar a situação financeira da empresa nos eixos
Formação: gestão e administração de empresas, economia e engenharia, com pós-graduação em finanças e experiência comprovada em áreas de risco de crédito
Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado
Salário médio: 14000 a 24000 reais
Formação: gestão e administração de empresas, economia e engenharia, com pós-graduação em finanças e experiência comprovada em áreas de risco de crédito
Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado
Salário médio: 14000 a 24000 reais
5. Gerente de projetos
O que faz: joga no meio
de campo entre o departamento de TI e as demais áreas da empresa. Por
um lado, ele leva as necessidades dos diferentes departamentos da
companhia aos técnicos de sistemas da informação. No caminho inverso,
aponta aos funcionários as limitações dos recursos de TI. Como ele
dialoga com grupos que muitas vezes não se entendem — tecniquês e
juridiquês, por exemplo, são dois idiomas distintos —, a capacidade de
comunicação é a sua principal característica
Formação: engenharia e informática
Quem contrata: médias e grandes empresas de todos os segmentos
Salário médio: 12000 a 20000 reais
Formação: engenharia e informática
Quem contrata: médias e grandes empresas de todos os segmentos
Salário médio: 12000 a 20000 reais
6. Gerente de relações governamentais
O que faz: é o
interlocutor da empresa junto a órgãos governamentais e agências
reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua área de atuação é vasta: inclui
desde questões legais até assuntos socioambientais. Por isso, o cargo
exige um profissional que tenha grande capacidade de comunicação e, ao
mesmo tempo, muito conhecimento e aptidão para os meandros da burocracia
— uma combinação difícil, que, quando preenchida com eficiência, pode
levar aos mais altos salários entre aqueles oferecidos por essas novas
profissões
Formação: comunicação, direito, administração de empresas, relações internacionais ou ciências sociais, de acordo com a área de atuação da companhia
Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores
Salário médio: 12000 a 45000 reais
Formação: comunicação, direito, administração de empresas, relações internacionais ou ciências sociais, de acordo com a área de atuação da companhia
Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores
Salário médio: 12000 a 45000 reais
7. Gerente de marketing on-line
O que faz: elabora a
estratégia de marketing de uma empresa nas mídias sociais, como Twitter
e Facebook, de acordo com o público específico que se quer atingir e a
rede social que se deve utilizar. Na Europa e nos Estados Unidos, os
profissionais desse ramo já contam com experiência de até dez anos no
currículo. No Brasil, o marketing on-line só agora começa a se expandir —
daí a carência
de profissionais experientes nessa área
Formação: publicidade, propaganda e marketing
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais
Salário médio : 8000 a 15000 reais
de profissionais experientes nessa área
Formação: publicidade, propaganda e marketing
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais
Salário médio : 8000 a 15000 reais
Fonte: Veja
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