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30/05/2012 - 16h33
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Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Edição: Rivadavia Severo
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Brasília - O relator do projeto que cria o novo Plano Nacional de
Educação (PNE), deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), disse hoje (30) que
solicitou uma nova rodada de negociação com o governo para tentar
aumentar a meta de investimento na área prevista no seu relatório.
O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir em dez
anos – entre elas o aumento do atendimento em creche, a melhoria da
qualidade da educação e o crescimento do percentual da população com
ensino superior.
O ponto mais polêmico ainda é a meta de investimento. O relatório prevê
que, no prazo de dez anos, se amplie o financiamento na área para 7,5%
do PIB – hoje investe-se 5,1%. Esse é o limite negociado com o governo.
Entretanto, parte dos parlamentares da comissão especial que analisa o
PNE e entidades da sociedade civil pressionam para que esse índice seja
revisto para 10%.
Vanhoni defende que o índice de 7,5% é suficiente para “enfrentar os
problemas estruturantes da educação nos próximos dez anos”. Ele avalia
que a reivindicação dos 10% do PIB virou uma bandeira política e
discorda que esse seja o patamar necessário para que as metas do plano
sejam cumpridas.
“Entretanto, para que a gente possa consolidar uma saída para esse
impasse eu solicitei uma nova rodada de negociação”, explicou. Na
própria base do governo não há acordo sobre o índice incluído no
relatório de Vanhoni - parte dos deputados poderão votar em favor dos
10%.
Segundo Vanhoni o pedido de reunião foi feito ao ministro da Educação,
Aloizio Mercadante, e à ministra da Secretaria de Relações
Institucionais, Ideli Slavatti. A expectativa é que a conversa seja
retomada na próxima semana, quando não estão previstas reuniões da
comissão na Câmara por causa do feriado de Corpus Christi. Entretanto, o
relator disse que não há ainda sinalização por parte do governo de que o
índice possa ser revisto. A votação do PNE está marcada para os dias 12
e 13 de junho.
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